O menino e o mundo!



Há muito não escrevo!


A história começa no final de 2013, em uma viagem à cidade de Niterói, linda, ensolarada, cheia de cor e luz!

Mas essa história me marcou de muitas formas. Primeiro, porque onde há uma criança sempre há poesia e ensinamento! Mas também onde há adultos, pode haver ressentimentos e dor!

As crianças que ali encontrei eram pura energia e estavam muito curiosas para saber afinal quem era a “tia Maggie”, que trazia a novidade de uma terra distante, chamada Israel! Depois de um jantar gostoso com as crianças, voltávamos da pizzaria, ouvindo músicas em hebraico.

As crianças estavam excitadas em aprender a falar palavras na língua estrangeira e diferente! Era um tal de “tia me diz como se fala isso, tia me diz como se fala  aquilo! A atmosfera era de muita alegria... ou quase!

Então, o menino de 10 anos, sentado no meu colo começou a me perguntar:
___Tia, Israel é assim cheia de guerra e terroristas matando pessoas com bombas? Deve ser horrível morar lá, não é tia?

Olhando o seu rostinho inocente cheio de interesse em saber como era aquele país de onde eu vinha, respondi com outra pergunta:

___ O que você acha pior? As balas perdidas disparadas pelos traficantes dos morros daqui do Rio de Janeiro, matando crianças inocentes da sua idade ou os soldados israelenses defendendo seu país contra os terroristas e suas bombas?

O menino pensou e lançou a conclusão:  ___ É tia, maldade tem em todo lugar! Mas então Israel deve ser legal para crianças não é?  

Então, virei meus olhos e reparei que seu avô parecia contrariado em ouvir aquele pequeno discurso pró-Israel.

Respondi ao garoto: ___ Pergunte ao seu avô como é Israel! Ele conhece muito bem por lá!"

E o menino disparou: __ Vovô, como é Israel?

E o avô, com uma nota de desprezo respondeu: ___ Israel, não passa de um grande deserto!

A resposta do avô sepultou toda a esperança do menino! E a minha também!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Barco de Jesus!

O compasso e as sirenas

Takala ou Pequenos Milagres