O Barco de Jesus!

Quanto mais ando por Israel, mais descubro coisas interessantes. Um pais tao pequenino e cheio de historia, arqueologia, passado, presente e futuro. E quantos achados temos testemunhado por aqui. Verdadeiras relíquias!


O  museu localizado no Kibutz Ginnosar abriga um barco intacto que pode ter sido usado pelos pescadores judeus no tempo de Jesus. Ao norte de Tiberíades na Rota 90, o Kibbutz Ginnosar fica nas margens do Lago Kinneret entre os seus campos de banana, estábulos e galinheiros. Recebeu o mesmo nome da antiga aldeia de pescadores judeus mencionada no texto judaico antigo, bem como "Genesaré" no Novo Testamento. Fundado na primavera de 1937, como um dos grandes assentamentos, a fim de defender a área durante a revolta árabe de 1936-39, logo tornou-se base de operações do famoso Palmah comandante Yigal Alon.

Situado entre o hotel Kibbutz e Nof Ginnosar, o maravilhoso museu  trata sobre a natureza e o homem da Galiléia, mais tarde rebatizado  de Yigal Alon após sua morte em 1980. Visitado principalmente por estudantes, este museu interessa a qualquer pessoa, pela peça central da exposicao que é um barco intacto que remonta ao primeiro século dC.  A descoberta deste barco transformou o kibutz de uma tranquila comunidade agrícola em uma importante rota de turismo cristão. Entretanto, o barco em si, o museu e os "cruzeiros" do kibutz oferecem algo nao so para cristao, mas para todos.

Em 1986, durante um período de seca terrível aqui em Israel, dois irmãos, Moshe e Yuval Lufan, foram a pé ao longo da costa se afastando do lago à procura de tesouros arqueológicos quando se depararam com um pedaço de madeira saindo da lama. Quando começaram a retirar  a madeira, surpreenderam-se ao descobrir que tinha a forma de um barco, enterrado perto da costa e em parte sob a água. Os arqueólogos foram chamados e logo a escavação estava em andamento. 

Métodos especiais foram aplicados para preservar o barco, pois a medida que a madeira se tornou exposta ao ar, começou a desintegrar-se rapidamente. O museu documenta cuidadosamente o esforço de resgate por arqueólogos, cientistas e os locais por meio de uma incrível demonstração em video-aula acerca do barco preservado por mais de 2.000 anos de idade.

O barco ganhou o apelido de "O Barco de Jesus", pelo  fato de Ginnosar ficar  bem no meio da área conhecida nas escrituras como o Ministério de Jesus, ao lado da aldeia de Migdal, cidade natal de Maria Madalena, perto do tradicional local onde Jesus caminhou sobre as águas. Alias, a grande curiosidade acerca da origem do meu nome, Magdali, descoberto recentemente no Novo Testamento Judaico de David Stern, no evangelho de Lucas capitulo 8, Myriam, também chamada Magdalit, por ter nascido na aldeia de Migdal.

Na verdade, existe uma forte possibilidade de que este barco tenha sido usado como um barco de pesca por pescadores locais da época de  Jesus. Ele também pode ter sido usado na luta contra os romanos na famosa Batalha de Migdal, conhecida entre os judeus por ter sido comandada pelo historiador Flávio Josefo. As citações do Novo Testamento e de Flávio Josefo ao lado do barco em si exploram as diferentes possibilidades da utilizacão dessa peca tao antiga. A exibição ainda mostra o tipo de madeira usada na fabricacao do barco e  ainda como os anos dedicados na preservacao do barco. Esta é uma parada estratégica e ótima dica para quem passa pela área, alem das excelentes  instalações para almoço e descanso.

Joe Yudin,  tornou-se guia de turismo licenciado em 1999. Completou seu mestrado na Universidade de Haifa, em Estudos sobre a Terra de Israel e atualmente esta terminando seu doutorado. Basei-me em  seu artigo originalmente escrito em inglês e publicado no Jerusalem Post em 14/06/12, para contar a historia de Ginnosar.

Espero que gostem!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neve Tzedek

Tempo de Israel se juntar ao mundo.