Takala ou Pequenos Milagres


Apalavra Takala é um substantivo no hebraico que significa falha ou funcionamento defeituoso.
O dia 29/01/2017 um lindo e ensolarado domingo  começou com uma série de casualidades. Logo na entrada do Escritório de Serviços Religiosos em Givaat Shaul, um senhor pouco mais velho do que eu esperava na recepção para ser atendido. Ao me aproximar dos guardas, puxei uma conversa alegremente com o segurança sobre como deixar de fumar e “de repente” uma  queda de  energia e as catracas pareciam desmaiadas, largando seus braços elétricos no ar. O senhor se aproxima e diz ao  segurança: “vocês precisam de UPS”. Eu pensei: ué o que um sistema de courier tem a ver com a queda de  energia? Ele se aproximou da catraca , como que adivinhado que eu e o guarda não tínhamos a menor idéia do que era e disse: “Vocês precisam de um estabilizador desses  que hospitais e outros lugares usam em caso de queda brusca de energia!  Numa tomada, o segurança já mudava o assunto e passava a me atender à minha pergunta sobre qual ônibus me levaria para meu próximo destino: Ministério de Negócios Exteriores na Itzhak Rabin. Ouvindo a pergunta, o mesmo senhor ofereceu-me gentilmente uma carona pois iria para o mesmo lugar, me poupando um grande tempo! Com gratidão, aceitei a oferta! O guarda finalmente permitiu nosso acesso ao escritório. Subimos as escadas até o 1º  andar e em 2 segundos saímos com o selo de autenticidade nos nossos documentos. Sai de lá grata por ter começado dia com pé direito!
Subi no carro do meu carona rumo ao MFA. Chegando lá, resolve me deixar na calçada do prédio e seguiu sozinho buscando uma vaga pra estacionar. Queria adiantar meu expediente. Mas eis que uma grande pedra no meu caminho me fez cair feito tomate maduro espatifando-me  no chão duro de pedras em frente ao Prédio do Ministério de Negócios Exteriores em Jerusalém! Na verdade  a calcada eh feita de varias colunas de quase meio metro de altura  enfileiradas de tal forma que impedem qualquer automóvel estacionar nas calçadas.  Nem posso reclamar da prefeitura, porque sai do carro em local proibido, sem guia rebaixada, sem acesso à calçada para pedestres! O resultado: escoriações pela perna direita e esquerda, na palma da mão direita, hematomas no antebraço direito, nas duas coxas e uma grande dose de bom humor para não sair gritando. Chorei feito criança: de susto e de dor! O mesmo “anjo” que me deu carona de Givaat Shaul ate Siderot Itzhak Rabin, foi o co-autor da infracao de trânsito.
O lado bom: por causa do tropeço acabei entrando junto com o meu carona no serviço consular que usou seu aplicativo no celular para pagar a taxa consular, pois o sistema para pagamentos também teve curto circuito e nao funcionava. Mais uma takala? Ou seria outra casualidade? Mais uma vez o “anjo” entrava em ação! Pagou a minha taxa e a dele e saímos de lá com cara de “missão cumprida” e os selos consulares e as apostilas em nossos documentos. Tive a sensação de que a série de pequenos milagres ou coincidências  estava apenas começando. O “anjo” me ofereceu outra carona me deixando próximo ao centro da cidade. Nos despedimos em kiriat Moshe e ele seguiu seu caminho para seu trabalho. Afinal anjo também trabalha!
No Misrad Hapinim, esperei quase 1 hora para ser atendida, e ao chegar a minha vez, outro pequeno curto-circuito, ou takala e o computador não podia imprimir o documento. Resolvi não entrar na onda de estresse e procurei acalmar a mocinha que me atendia, que já nao sabia o que fazer com a 5ª  interrupção de trabalho. Ela chama o rapaz da informática e explica o que acontece. O rapaz parece nao aceitar muito bem! Diz que o problema é dela e não da máquina. De repente os dois começam a discutir. Interferi com sorriso e gentileza e disse: “Revrei, Teragu! A verbo lehiraga, relaxar, acalmar vem sempre acompanhado do substantivo savlanut, paciência
Os dois se entreolharam num sorriso infantil, de crianças marotas de Gan Yeladim, que brigam  e terminaram felizes o serviço. Sai do Misrad Hapinim com o gosto de missão cumprida e uma onda de otimismo por toda a minha alma!
Você pode olhar as circunstâncias da vida como Takala ou acidentes ou pequenas intervenções, pequenos milagres. Depende do óculos que você usa!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Barco de Jesus!

O compasso e as sirenas