O motorista que sabia de cor a HaTikva

Que falta faz escrever! Principalmente quando se vive em uma cidade cheia de vida, experiencias e pessoas das mais interessantes.

Aqui em Jerusalem, uma simples corrida de taxi, pode nos levar a experiencias incriveis. Ja dizia meu colega David Goldshmidt, que aqui todo motorista de taxi eh no minimo um professor, quando nao um filosofo.

E comigo nao poderia ser diferente. Eliezer, o nosso protagonista, dono de uma voz inconfundivel, gutural  e profunda.  Impressao de quem fumou durante decadas. Mas para minha alegria, apenas um probleminha nas cordas vocais.

Pois foi com essa voz, que comecamos a conversar no meu caminho de volta do trabalho em Mevasseret, para casa em Jerusalem. E comecamos a falar sobre o tempo e de como pensava estar atrasada para a minha aula, que comecava as 6 da tarde.

Ele fez uma breve consulta no relogio e logo declarou: "Nao se preocupe, voce chegara a tempo". E ai me perguntou qual era meu estudo e o que fazia e ai disse a ele que ainda estava no comecinho, estudando com paciencia o idioma. Falavamos de generalidades, ate que descobri que o motorista nao so falava de coisas interessantes, mas verdadeiras perolas! 

Comecou ele com sua "aula". A memoria esta intimamente relacionada com o que se pratica verbalmente. Isto eh: aquilo que voce repete desde pequenino, como por exemplo o hino nacional, e neste caso, eh claro, falavamos da Ha Tikva. A memoria eh capaz de guardar esses dados para sempre. Agora, aquilo que somente se le ou se escreve, pode ir e voltar e ate desaparecer de sua memoria. Tremenda descoberta pra mim. Jamais havia pensado nisso!

Dai, descobri que esse senhor motorista tambem falava frances fluente, e ai me impressionei mais ainda! Descobri que sua familia tambem tinha parte com a Siria e com Egito, dai porque o frances. 

Falava com ele sobre a capacidade fenomenal que nos judeus temos para aprender idiomas e dai veio o presente que valeu os NIS 60,00 pagos na corrida! Eliezer me diz sobre um homem magnifico que viveu em Israel chamado, Abba Eban! 

Um estadista, embaixador, ministro das relacoes exteriores e mais tantos outros titulos que acumulou em sua brilhante carreira. Falava, escrevia e lia, fluentemente 10 idiomas. Abba Eban! Waw! que maravilhoso conhecer um pouco da nossa historia e dos grandes homens que por aqui passaram e serviram!

Acrescentou o sabio e motorista Eliezer: "Eu nunca encontrei ninguem que dominasse o idioma Ingles como Abba. Era capaz de formular as sentencas mais complexas no idioma. Era um virtuoso!"

Abba nao foi so um poliglota, mas seu conhecimento em Historia e fluencia em 10 idiomas o promoveu a tal status que seu discurso nas Nacoes Unidas agradou nao so a ceticos mas ate audiencia hostil as suas motivacoes. Um orador carismatico nato!

E dai, um telefonema interrompeu nossa interessante conversa. O nosso protagonista e motorista Eliezer atende. Fiquei curiosa pra saber quem era e arrisquei adivinhar. 

Na mosca! Era sua esposa. Lembrava-o com carinho para que nao trabalhasse ate tarde! Lindo gesto de cuidado e zelo! Disse a ele: Acho que nao so Abba Eban era considerado ouro, mas Eliezer tambem. E de repente pelo espelho retrovisor vi um sorriso largo de contentamento!   

E o sabio Elieser me deixa pontualmente as 17:55 na esquina da minha escola. Tempo pra um cafe e uma tortinha para alegrar mais um pouquinho a vida na minha doce Jerusalem!

Mas nao antes, do professor e motorista me ensinar  mais uma palavra em hebraico: detetive. Isso porque falava com orgulho da profissao de uma de suas filhas.

Memorias, lembrancas, homens brilhantes e muitos simples. Mas todos com sua singeliza, com suas historias, suas vidas dedicadas... Eta povo que me da orgulho!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Barco de Jesus!

O compasso e as sirenas

Takala ou Pequenos Milagres